sábado, 14 de junho de 2008

O Poder de Cura das Frutas

AMORA-PRETA: UMA FRUTA ANTIOXIDANTE

A amoreira-preta (Rubus sp.), apesar de ser nativa da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, cresce apenas em regiões determinadas de acordo com o clima ideal para o seu desenvolvimento. A amoreira-preta é uma espécie arbustiva de porte ereto ou rasteiro, geralmente dotada de espinhos e a coloração das flores varia do branco ao rosa.



FRUTAS, UM DOCE REMÉDIO

Que frutas você comeu nos últimos doze dias? Se demorou para lembrar, talvez esteja trocando fatias de mamão ou uma bela maçã por doces ou chocolate. Isto é, está ameaçando o seu peso, o seu equilíbrio nutricional e deixando de lado alguns dos melhores sabores da mesa! Novos estudos reforçam...



OPÇÃO SAUDÁVEL, FIGO É FRUTA RICA EM POTÁSSIO E FIBRAS

A árvore parece existir desde o início dos tempos e há indicações de que seu fruto já era consumido na Idade da Pedra. Originário da Ásia Menor e abundante em todo o Oriente Médio e no Mediterrâneo, o figo comestível, fruto da figueira "carica" (uma das quase mil espécies dessa árvore), é comum em suas regiões de origem, mas, no Ocidente, já foi iguaria rara e nobre.



ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO

Com seu fantástico poder de cura, é previsível que o seu óleo essencial, extraído de suas cascas do limão, faça parte importante do "kit pronto-socorro" da Aromaterapia. Na Europa a casca do limão-siciliano é a mais utilizada para tal extração, enquanto no Brasil cresce a produção e consumo do óleo essencial do limão-tahiti.



O FLORAL DO LIMÃO

Outro tratamento alternativo no qual aparece o nosso famoso limão, sendo que os efeitos curativos são proporcionados agora pelas propriedades sutis que contêm as flores do limoeiro. Os "remédios florais" são infusões naturais ou essências florais extraídas de flores imersas em água pura sob a irradiação da energia solar.



OS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FRUTAS CÍTRICAS

As frutas cítricas - laranjas, limões, limas, tangerinas, mandarinas e o grapefruit - são conhecidas e apreciadas há milênios devido ao seu aroma e sabor agradáveis. Os óleos essenciais (OEs) cítricos são obtidos normalmente por prensagem das suas cascas.



ESTUDO COMPROVA BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE FRUTAS

Há um motivo para a recomendação das autoridades sanitárias de que as pessoas comam cinco porções (500 g) diárias de frutas e verduras, como comprova um estudo realizado por pesquisadores espanhóis sob a direção de Antonio Agudo, do serviço de epidemiologia do Instituto Catalão de Oncologia (ICO). Os pesquisadores analisam há anos a relação entre a dieta e o câncer...



A CASCA DO LIMÃO CONTÉM D-LIMONENO

Um dos grandes segredos das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais (OEs) cítricos, que são extraídos das cascas dos limões, tangerinas e laranjas, está no alto teor de monoterpenos que estes possuem. Monoterpenos são as menores moléculas que compõem os óleos essenciais cítricos...



O LIMÃO NA AROMATERAPIA

Há mais de 6 mil anos os egípcios já conheciam o poder das substâncias aromáticas e suas influências sobre a saúde do corpo, mente e espírito. Eles faziam maceração de plantas, obtendo óleos para massagens e cuidados com a saúde. Foram os egípcios que compilaram a primeira farmacopéia que se conhece e, apesar de sua medicina ser impregnada de religiosidade e magia...



BANANA PODE REDUZIR DEPRESSÃO, REVELA ESTUDO FILIPINO

Comer duas ou três bananas por dia é um excelente remédio para superar a depressão, segundo um estudo elaborado nas Filipinas, que destaca o alto conteúdo do trytophan, um antidepressivo natural, na fruta.



XAROPE DE LARANJA



USO MEDICINAL DO ABACATE - 3

Veja em arquivos relacionados mais abaixo o seminário de fruticultura sobre o Uso Medicinal do Abacate, realizado pelos alunos Bernardo Titoto, Edvaldo P. dos Santos, Gustavo Zanetti Pollo, Lucas Orlanda, Luis Henrique M. de Abreu, Rafael Henrique F. Noronha, Thiago Martins, da Unesp de Jaboticabal.



BANANA PARA VACINA CONTRA HEPATITE B

As bananas aparecem como as melhores candidatas para a produção de uma vacina comestível sob medida para o vírus da Hepatite B (VHB), de acordo com um artigo da ACS’ Biotechnology Progress.



USO MEDICINAL DA BANANA – 3

Veja em arquivos relacionados mais abaixo, o Seminário de Fruticultura sobre o Uso Medicinal da Banana, realizado pelos alunos Erica Hayashi, Janaina M. S. Affonso, João Augusto Ancheschi Filho, Juliana Takeishi, Marcela Machado Maia e Ricardo Calore da Unesp de Jaboticabal.



USO MEDICINAL DA MANGA - 2

Veja em arquivos relacionados o seminário de fruticultura sobre o Uso Medicinal da Manga, realizado pelos alunos Alexandre Batista, César Oliveira, Júlia de Freitas e Rafael Assumpção, da Unesp de Jaboticabal.



PROPRIEDADES MEDICINAIS DA UVA

Veja em arquivos relacionados o seminário de fruticultura sobre as propriedades medicinais da uva, feito pelos alunos Rafael Damando Barion, Fulvio P. V. da Silva, Paulo Carrara, Daniel G. Abe, da Unesp de Jaboticabal.



USO MEDICINAL DOS CITROS

Veja em arquivos relacionados mais abaixo, o seminário de fruticultura sobre o Uso medicinal dos Citros, realizado pelos alunos Márcia Natália de Melo, Maria Elisa M. de Oliveira, Mariana Hortense Torres, Narimã Freitas, Vanessa Luzia Squassoni, da Unesp de Jaboticabal.



SUCO DE MAÇÃ PODE PREVENIR ASMA, DIZ ESTUDO

Crianças que bebem suco de maçã com freqüência têm menos tendência a desenvolver os sintomas da asma, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Coração e Pulmões, na Grã-Bretanha.



USO MEDICINAL DA BANANA - 2

Veja em arquivos relacionados mais abaixo o seminário de fruticultura sobre o Uso Medicinal da Banana, realizado pelos alunos Caio Gobatto, Fernanda Zanetti, Julia Titotto, Laura Vicentini, Rafael Feliciano, Rafael Nascimento, Valdumiro Garcia Neto, da Unesp de Jaboticabal.



USO MEDICINAL DO ABACATE - 2

Veja em arquivos relacionados mais abaixo, o seminário de fruticultura sobre o Uso Medicinal do Abacate, realizado pelos alunos Alessandra Karina Otuka, Amanda Diavan, André Luis, Jaqueline Tonielo, Luiz Leonardo Leite Filho, Pedro Roberto de Luca Junior, Renata Alves Horvat, da Unesp de Jaboticabal.



USO MEDICINAL DA MANGA

Veja em arquivos relacionados mais abaixo, o seminário de fruticultura sobre o uso medicinal da manga, feito pelos alunos Fernando da Silva Barbosa, Fernando Garnica de Freitas Rocha, Lucas Seabra Mialick, Mateus Saraiva Bianco, Sergio Rodrigues de Amorim e Thiago William da Cunha, da Unesp de Jaboticabal.



USO MEDICINAL DA BANANA

Veja em arquivos relacionados mais abaixo, o seminário de fruticultura sobre o Uso Medicinal da Banana, feito pelos alunos Ana Paula Meirelles, Andressa de Souza, Fernanda Prado, Flávia Manduca, Juliana C. Mombelli, Monique Yokota, Nilceu P. Cardozo, da Unesp de Jaboticabal. (Leia Mais)



DIETA RICA EM FRUTAS E VERDURAS AUXILIA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER NA PRÓSTATA

O câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. Para 2006, estima-se a ocorrência de 47.280 casos novos para este tipo de câncer. Uma dieta equilibrada, como em outro tumores, auxilia na diminuição do risco desta doença. O aumento observado nas taxas de incidência pode ser parcialmente justificado... (Leia Mais)



USO MEDICINAL DO ABACATE

Veja em arquivos relacionados mais abaixo, o seminário de fruticultura sobre o uso medicinal do abacate, feito pelos alunos Carina Chiarelli, Diego Ramos, Diego Rossini, Ivan Pedro Araújo, felipe Ridolfo e Luciano de Castro Scherer, da Unesp de Jaboticabal. (Leia Mais)



CACAU PODE DIMINUIR PRESSÃO SANGÜÍNEA, AFIRMA PESQUISA

Uma notícia interessante para quem gosta de chocolate: alimentos ricos em cacau podem reduzir a pressão sangüínea, enquanto tomar uma xícara de chá preto ou verde pode não ter o mesmo efeito, de acordo com análise de uma pesquisa publicada... (Leia Mais)



DIETA RICA EM FRUTAS REDUZ RISCO DE CÂNCER DE CÓLON

Uma dieta rica em frutas e com pouco consumo de carne diminui o risco de câncer de cólon, segundo um estudo da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos. (Leia Mais)



FRUTAS E VEGETAIS PREVINEM TROMBOEMBOLISMO

A revista Circulation acaba de publicar trabalho norte-americano provando que a ingestão de pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia reduz em 41% o risco de tromboembolismo (TE). Trata-se de um distúrbio circulatório em que um trombo (coágulo de sangue) causa a obstrução de um vaso. (Leia Mais)



CACAU PODE PROTEGER CONTRA CÂNCER E DERRAME

Um nutriente chamado epicatequina e que está presente no cacau parece reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças que costumam matar, sugerem pesquisadores nos Estados Unidos. (Leia Mais)



PITANGA COLOCA A EMBRAPA NA LUTA CONTRA O CÂNCER

Garimpar, em qualquer parte do mundo, frutas que funcionem na prevenção do câncer, que entrem naturalmente na dieta das pessoas, sem qualquer efeito colateral. Esta é a meta do professor e pesquisador norte-americano Michael Wargovich, que passou toda a semana no Brasil e retorna hoje para a Carolina do Sul. (Leia Mais)



ALIMENTOS FUNCIONAIS: “DRA. UVA”

Estudos confirmando o papel benéfico do consumo de frutas e hortaliças na prevenção de doenças relacionadas com estresse oxidativo têm apoiado a disseminação do conceito de alimentos funcionais. Este conceito originou-se no Japão e mais recentemente vem sendo reconhecido pelo mundo ocidental. (Leia Mais)



BACUPARI - POTENCIAL ANTICANCERÍGENO

Estudo feito em cultura de tecidos identifica composto no fruto do bacupari, planta nativa da região amazônica, que apresenta atividade contra alguns tipos de cânceres, como de ovário, próstata e pele. Os trabalhos foram coordenados pelos professores Pedro Luiz Rosalen, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)... (Leia Mais)



SUBSTÂNCIA DO MORANGO MELHORA A MEMÓRIA, DIZ ESTUDO

A fisetina, uma substância que existe naturalmente em morangos e outros vegetais e frutas, estimula mecanismos do cérebro que melhoram a memória de longo prazo, informam pesquisadores do instituto Salk de Estudos Biológicos... (Leia Mais)



NOZES COMBATEM DANOS DE GORDURA NAS ARTÉRIAS

Comer nozes após a refeição pode ajudar a diminuir os malefícios causados às artérias por comidas gordurosas, de acordo com um estudo. (Leia Mais)



DEZ MOTIVOS PARA CONSUMIR PRODUTOS ORGÂNICOS

1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos têm demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem... (Leia Mais)



PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS FRUTAS

Saiba um pouco mais sobre as propriedades terapêuticas de algumas frutas, como a pêra, banana, abacate, melão, melancia e o abacaxi... (Leia Mais)



A MEDICINA REMOTA DO PIAUÍ

Os seres humanos que viveram há 8 mil anos no Nordeste do país já conheciam as propriedades medicinais de algumas plantas, que usavam para tratar problemas de saúde causados por parasitas intestinais. (Leia Mais)



TANGERINA ’DIMINUI RISCO DE CÂNCER DE FÍGADO E INFARTO’

Dois estudos feitos por cientistas japoneses descobriram que a tangerina pode reduzir dramaticamente o risco de câncer de fígado, doenças cardíacas e diabetes.


JAMELÃO PODE COMBATER CÂNCER

O mesmo pigmento que dá ao jamelão (também conhecido como "jambolão") apresenta um potencial para destruir células cancerígenas. (Leia Mais)



O PODER DE CURA DO LIMÃO

O limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. (Leia Mais)



MAÇÃ AJUDA A COMBATER DOENÇAS BUCAIS EM ALDEIA INDÍGENA

A maçã está sendo usada em uma aldeia indígena do Mato Grosso do Sul para prevenir cáries e doenças nas gengivas de 150 crianças que vivem no local. (Leia Mais)



AÇAÍ TEM USO ODONTOLÓGICO

A abundância do açaí na região ajudou bastante. Mas foi a observação empírica feita pela dentista paraense Danielle Emmi com os consumidores do alimento que se mostrou decisiva. (Leia Mais)



LARANJA PARA O CORAÇÃO

O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo humano que auxiliam na proteção contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. (Leia Mais)



LARANJA FAZ PARTE DA DIETA CONTRA O ALZHEIMER

O envelhecimento da população em países emergentes como o Brasil provoca espaços para reflexão em todos os setores humanos. (Leia Mais)



BANANA, ALIMENTO PARA OS MÚSCULOS INCLUSIVE O DO CORAÇÃO

A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos está sendo recomendada pelos especialistas, depois de estudos acentuarem a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive o coração. (Leia Mais)



CHOCOLATE NÃO É SÓ PARA CONQUISTAR, É TAMBÉM PARA CURAR!

Chocolate em pequenas quantidades é bom para o coração e artérias, segundo os gregos.


MAÇÂS E EMAGRECIMENTO

Conhecidos por sua longevidade, os japoneses estão sempre à procura de ingredientes ou substâncias encontrados na natureza que possam melhorar ou ajudar na manutenção da saúde. (Leia Mais)



FITOTERÁPICOS NÃO DEVEM SUBSTITUIR REMÉDIOS

Enquanto a fitomedicina cresce no mundo, embasada por descobertas e pelo interesse da população por medicamentos com menos efeitos colaterais, aumentam também as intoxicações provocadas pelo seu uso incorreto. (Leia Mais)



NANOTECNOLOGIA POTENCIALIZA PODER CURATIVO DA ROMÃ

A medicina popular relata o uso da romã no tratamento de diversas doenças. (Leia Mais)



USO MEDICINAL DE FRUTAS

As frutas são largamente conhecidas pela sua importância alimentar. Elas são excelentes fontes de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais. (Leia Mais)



A FORÇA DA UVA

A videira é uma planta originária das regiões mediterrânicas e do norte da Ásia e é cultivada pelo Homem desde os tempos mais remotos. As frutas, o suco e principalmente o vinho, eram muito apreciados em civilizações da Antiguidade, como por exemplo no Egito, Grécia e Roma.


AMORA PODE SER EFICAZ CONTRA HERPES, DIZ ESTUDO

Amoras podem ser um tratamento eficaz para o vírus da herpes, de acordo com cientistas da Universidade de Kaohsiung, em Taiwan.


ENVELHEÇA COM SAÚDE

Uma das principais preocupações de muitas pessoas, principalmente das mulheres, diz respeito à idade. (Leia Mais)



POTENCIAL ANTICANCERÍGENO DO AÇAÍ É REFORÇADO

Mais uma indicação do potencial anticancerígeno do açaí acaba de ser anunciada. (Leia Mais)



MAÇÃ E O CORAÇÃO:

A AÇÃO BENÉFICA DA MAÇÃ SOBRE O CORAÇÃO ATUA DE DUAS MANEIRAS:


GUARANÁ CONTRA O CÂNCER

O guaraná pode ter um importante potencial quimiopreventivo, segundo pesquisa feita na FMVZ da USP. (Leia Mais)



CAROÇO DE ABACATE

É usado na cultura popular para redução de inchaço nos pés, reumatismo, artrose, artrite, para dores e travamento das mãos.


MARACUJÁ: USO MEDICINAL

O maracujazeiro é uma fruteira amplamente conhecida pela sua importância alimentar. (Leia Mais)



SUCOS - TÔNICO DA BELEZA E SAÚDE

Sabe aquele dia em que você acorda indisposta, sem vontade de sair da cama? Dica: com o pouco de força que lhe resta, vá até a cozinha preparar um suco. (Leia Mais)



RICA EM SUBSTÂNCIAS BENÉFICAS PARA A PELE, A JABUTICABA TORNA-SE INGREDIENTE DE COSMÉTICOS

A mais nova fonte natural de substâncias que ajudam na hidratação e no rejuvenescimento é a jabuticaba...(LEIA MAIS)



COMA LARANJA E LIBERTE-SE DO INTESTINO PRESO

Mais de 30% dos brasileiros sofrem de intestino preso. E as maiores vítimas são as mulheres! Seis em cada dez costumam padecer desse desconforto.


CASCA DE MAÇÃ NO COMBATE AO CÂNCER

Áquele hábito de descascar uma maçã para depois saborear a fruta pode ter seus dias contados. (Leia Mais)



AGREGUE MAÇÃ À SUA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA...E RESPIRE MELHOR!!!

Consumidores de maçã, aqui vão algumas ótimas notícias como pontapé inicial para o Ano Novo.



MANGA NO CONTROLE DO DIABETES

Camundongos alimentados com uma dieta composta por 5% de farinha de manga, durante três meses, tiveram uma queda de 66% em seus índices de glicemia.



NOZ O ANTIOXIDANTE NATURAL

Diversos estudos publicados, em diversas partes do mundo, esclarecem os benefícios das nozes para a boa saúde, relacionando-as a um menor risco de doença de Alzheimer, ataques cardíacos e outras enfermidades.



SUBSTÂNCIA DO CHOCOLATE PODE PARAR TOSSE, DIZEM CIENTISTAS

Descoberta pode levar a doces remédios contra a tosse.


CHOCOLATE AMARGO MELHORA CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA, DIZ ESTUDO

Cacau é rico em flavonóides.


CASCAS DE FRUTAS CÍTRICAS COMBATEM COLESTEROL

Alternativa para os remédios tradicionais?


ANTI-HIPERTENSIVO NA CASCA DE UVA

O processo de extração de um suco com propriedades anti-hipertensivas da casca da uva Vitis labrusca foi patenteado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).



ACEROLA COMBATE FALTA DE VITAMINA C E ANEMIA


Estudo realizado com crianças de creches municipais de João Pessoa, capital da Paraíba...



O FRESCOR DE VOLTA PARA SUA PELE


Um tratamento natural com abacate, pêssego, abacaxi ou maçã que vai deixar sua pele radiante e com o frescor da juventude.



CURA DO LIMÃO

Como a quantidade de suco é grande, quando chegar a 8, 9 ou 10 limões o usuário pode dividir em duas partes (se quiser), à noite ao deitar e pela manhã em jejum.


CARDIOLOGIA - AS RELAÇÕES ENTRE O BOM E O MAU


O colesterol saudável, em quantidade abaixo do normal, perde o efeito protetor e contribui para o entupimento das artérias.



07/12 - LARANJA POSSUI ELEMENTO ATIVO CONTRA CÂNCER INFANTIL


O suco possui outros importantes benefícios, o que significa que um copo de suco de laranja ao dia auxilia na prevenção ao câncer



16/11 - POMADA DE JACA

Quem diria que a jaca – uma planta importada, mas muito popular – poderia produzir um poderoso cicatrizante para queimaduras?


08/11 - ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DA POLPA DA LARANJA NO COMBATE A DIABETES



03/09 - CHOCOLATE AJUDA ARTÉRIAS, DIZEM GREGOS

O chocolate com alto percentual de cacau é bom para o coração e as artérias



19/08 - GOVERNO DO ESTADO IMPLEMENTA PROGRAMA DE FITOTERAPIA

Uma dupla de pesquisadores da UNB descobriu uma virtude especial no pequi



19/07 - PESQUISADOR APRESENTA SOLUÇÃO À BASE DE LIMÃO PARA MATAR HIV

Um simples limão pode conter resposta para a prevenção da Aids



12/07 - ÁGUA DE COCO EM PÓ

A bebida é um coquetel de conservantes naturais que reúne sais minerais, açúcares, glicose e carboidratos.



12/07 - CAMU-CAMU: PURA VITAMINA C

Usada para sucos, sorvetes e geléias, é uma fruta cobiçada pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos



AS FRUTAS QUE CURAM

Aqui são dadas algumas informações encontradas na literatura sobre o uso de algumas frutíferas como medicinais e suas formas de utilização.


FRUTAS MEDICINAIS

A professora de nutrição do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Anita Sachs, diz: trate de deixar as frutas à mão. A criação do hábito começa, nesse caso, com uma maior exposição do alimento e também com a valorização dos seus aspectos positivos.


22/06 - CONSUMO DIÁRIO DE MEIO QUILO DE FRUTAS PREVINE CÂNCER

Um estudo feito na Europa pelo Centro Alemão de Pesquisas sobre o Câncer



14/06 - ESTUDO COMPROVA VALOR MEDICINAL E NUTRICIONAL DE MAIS DUAS ESPÉCIES FLORESTAIS DA AMAZÔNIA

O leite, um tipo de látex extraído do tronco da árvore, é aplicado no tratamento de doenças como asma e bronquite.



09/06 - FRUTAS CÍTRICAS COLABORAM PARA A REDUÇÃO DO COLESTEROL

Citrus, capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL) e ser mais eficaz do que os remédios atuais.



21/05 - CORANTE DE AÇAÍ VIRA MATÉRIA-PRIMA PARA SOLUÇÃO ODONTOLÓGICA

solução revela a presença de placas bacterianas nos dentes



MAMÃO CICATRIZANTE

Látex de fruto existente no Chile contém substâncias curativas para diferentes tipos de feridas da pele



ALÉM DO VALOR NUTRITIVO, AS FRUTAS TAMBÉM TÊM EFEITO MEDICINAL.

Todas as frutas são dotadas de propriedades medicinais e terapêuticas. Podem ter ação adstringente, emoliente, excitar as funções gástricas e intestinais, desintoxicar o organismo, dissolver e expelir os venenos e suprir as necessidades de vitaminas e sais minerais indispensáveis ao organismo.


A CURA DO PURÊ DE MAÇÃS PARA CRIANÇAS E ADULTOS

A cura das frutas e, especialmente, a cura das maçãs, é muito recomendada pelo Dr. A. Vander em suas obras, a fim de combater os transtornos intestinais. Este regime foi experimentado em várias clínicas e em diversos hospitais, onde foram obtidos os melhores resultados, não só contra os simples catarros do intestino, como contra desinterias e febre tifóide.


26/04 - ALIMENTOS PODEM SUBSTITUIR REMÉDIOS

Está com gastrite, hipertensão, reumatismo ou outro problema de saúde?



29/03 - MAIS FRUTAS, MENOS DOENÇAS

Elas são símbolo de fartura e de fertilidade da terra, traduzem a riqueza e a diversidade de um país tropical.



29/03 - MAÇÃ: DE FRUTO PROIBIDO A REMÉDIO

Todos nós estamos vivendo mais. O segredo que os cientistas buscam incessantemente é como viver mais e melhor.


29/03 - MIRTILO, O BLUEBERRY BRASILEIRO

Uma pequena fruta, uma grande promessa.


29/03 - A FRUTA CAMPEÃ DE VITAMINA C

Abacaxi, goiaba, manga, uva, maracujá, acerola. O Brasil produz mais frutas do que o brasileiro consegue consumir.


29/03 - SUCO CONTRA O ESTRESSE

Os benefícios das frutas podem ser ainda maiores se elas forem combinadas.


18/03 - USP DESENVOLVE POMADA CICATRIZANTE À BASE DE PROTEÍNA DA JACA

Dentro de pouco tempo, a um novo produto tratará queimaduras e cicatrizes cirúrgicas: a pomada de jaca.


17/03 - FRUTAS E VEGETAIS PRESERVAM OSSOS

Embora o cálcio receba as principais atenções quando se trata da saúde óssea, as frutas e os vegetais também podem levar ao fortalecimento dos ossos em meninas


11/03 - ALÍVIO PARA A IRRITAÇÃO DA GARGANTA

A maioria das irritações leves de garganta desaparece de repente, e, como já foi dito, sem a necessidade de antibióticos.


27/02 - LARANJA E ESTERÓIS, EFICAZES CONTRA O COLESTEROL

Os resultados, baseados em estudos de 10 semanas de duração sobre 72 voluntários com níveis intermediários de colesterol, estão sendo publicados na revista da American Heart Association, a Associação Americana de Cardiologia.


11/12 - DIETA BALANCEADA SUPRE NECESSIDADE DE VITAMINAS

Micronutrientes podem ser obtidos com consumo de alimentos


03/12 - UMA LARANJA POR DIA PODE EVITAR CERTOS TIPOS DE CÂNCER, DIZ ESTUDO

Comer uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com um novo estudo australiano.


28/11 - INTERAÇÕES FITOTERÁPICAS

Participantes do Simpósio Internacional sobre o Uso de Plantas Medicinais em Psiquiatria, que termina nesta sexta (28/11), em São Paulo, olham para a história para compreender as mudanças da fitoterapia.


BAUNILHA

Comenta-se que os espanhóis levaram quase todos os tesouros dos Astecas, menos um, a baunilha. Esta era usada pelos Astecas para aromatizar uma bebida sagrada, que nada mais era que o chocolate.


19/09 - FRUTAS REDUZEM RISCO DE CONTRAIR ASMA, DIZ ESTUDO

Pesquisadores australianos que estudam as ligações entre dieta e asma informaram que, entre as frutas e verduras que estudaram, o consumo de maçãs e de pêras parece fornecer a melhor proteção contra esse risco cada vez maior à saúde.


21/08 - PLANTAS DA AMAZÔNIA REINAM EM COSMÉTICOS E SABONETES

Priprioca, andiroba, cumaru, copaíba, preciosa, breu-branco, murumuru... Cada vez surge um ingrediente novo, de nome pouco ou nada familiar, nos potes de cosméticos nacionais.


ENRIQUEÇA SUA ALIMENTAÇÃO COM FRUTAS

Enriqueça sua alimentação com frutas que previnem doenças e fortalecem o corpo.


16/06 - CASTANHA-DO-PARÁ PODE AJUDAR A PREVENIR CÂNCER

O mineral selênio, encontrado na castanha-do-pará, pode ajudar a proteger algumas mulheres contra o câncer de mama, de acordo com uma pesquisa.


25/05 - COMBATE À DIABETE

A farinha de maracujá, criada para controlar a taxa de açúcar no sangue.


22/05 - MERCADO DA SAÚDE É NOVO NICHO DO VINAGRE

O reposicionamento de simples condimento para um produto funcional, ou seja, que contenha componentes que afetem positivamente uma ou mais funções orgânicas específicas, foi a fórmula encontrada pelos fabricantes de vinagre para ‘realçar o sabor’ desse mercado que vive um período de estagnação.


22/05 - PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS

Além de tempero para salada, o vinagre de maçã apresenta benefícios para a saúde, como: ajuda na redução do colesterol, promove uma boa circulação sanguínea, melhora o metabolismo, facilita a digestão e contribui para a manutenção de uma pele saudável.


VALOR NUTRICIONAL E AÇÃO TERAPEUTICA DA MAÇÃ

Além de visualmente muito atrativa, de sabor delicioso e consumo amplamente desejado, a maçã apresenta um valor invejável perante as outras fruta.
Uma maçã (bem nutrida) com mais ou menos 100 gramas, oferece os seguintes teores de nutrientes.


VALOR MEDICINAL DA MAÇÃ

"Uma Maçã por Dia Manterá o Médico Longe."


VALOR MEDICINAL DAS FRUTAS

O valor medicinal das plantas em geral é conhecido e mesmo utilizado em larga escala em algumas regiões, ou mais comumente nas áreas rurais. Existem até enciclopédias que tratam das plantas medicinais, englobando as plantas frutíferas, das quais pode-se obter remédios para muitas moléstias.


13/05 - ENTREVISTA - TRATAMETO DE HEMORRÓIDAS (COM JATOBÁ)

Como tratei um problema sério de hemorróidas utilizando cascas do Jatobá

Sem comentários: