segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estabelecendo metas diárias

Uma característica comum a grande parte dos pacientes obesos é a necessidade de obter resultados em um curto período de tempo



Este imediatismo contribui para o aumento da ansiedade e torna mais penoso o processo de reeducação alimentar.

Ao invés de almejar resultados rápidos e milagrosos, é importante que se possa estabelecer pequenas metas diárias que, quando somadas, conduzirão ao efeito desejado. A maior vantagem deste sistema é poder avaliar diariamente os progressos e as dificuldades sentidas e permitir que o indivíduo ajuste os ponteiros de sua reeducação alimentar.


O cumprimento de metas diárias é um objetivo que muitas pessoas não conseguem atingir. Este fracasso é conseqüência do estabelecimento de alvos pouco precisos.

Certa vez, um paciente relatou-me o seguinte: “Todos os dias, eu acordo e digo para mim mesmo: ‘hoje comerei pouco!’ Mas ao final do dia, percebo que não fiz o que prometi”. O erro deste paciente se deve ao fato do objetivo “comer pouco” ser amplo demais e, portanto, difícil de ser seguido.

“Ao dar um
passo por dia, o indivíduo vai gradativamente incorporando novos hábitos ”
O ideal é que ele propusesse para si mesmo: “Hoje, no café da manhã, comerei apenas os alimentos X e Y”. Com isto, ele estaria delimitando de forma exata os objetivos daquela refeição e aumentaria suas chances de sucesso no emagrecimento.


Outra vantagem de estipular metas claras é a possibilidade de desenvolver maior controle sobre a ansiedade. Isto porque, quando a pessoa se impõe objetivos diários, ela é capaz de avaliar o sucesso ou o fracasso de suas atitudes em um curto espaço de tempo. Com isto, a atenção não se volta para objetivos distantes que lhe parecem inatingíveis, mas sim para as atitudes presentes e como elas contribuem ou não para o alcance dos efeitos esperados.

Ao dar um passo por dia, o indivíduo vai gradativamente incorporando novos hábitos que estão de acordo com seu jeito de ser e rejeitando aqueles que não lhe parecem razoáveis.

O ponto central é observar o próprio funcionamento e desenvolver a capacidade de adequar as recomendações dos especialistas ao perfil pessoal, ao invés de tornar-se escravo de tais sugestões. Quando o processo de mudança está em sintonia com as características individuais, as transformações não geram sofrimento e isto garante que os novos comportamentos sejam mantidos por toda a vida.

Embora não se deva perder de vista o objetivo final do emagrecimento, focar a atenção nas pequenas conquistas torna o processo de mudança mais suave e liberta a pessoa de grandes doses de ansiedade. Assim, o indivíduo pode assimilar gradualmente as transformações em sua rotina e tem maiores chances de incorporá-las definitivamente à sua vida.

Sem comentários: