quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ansiedade - Saiba mais sobre esse distúrbio


O que é Ansiedade?

A ansiedade constitui-se no distúrbio psiquiátrico de maior prevalência na população geral. A ansiedade é uma emoção normal, universal do ser humano, que ocorre quando se antecipa uma situação de perigo. Pode ser benéfica pois conduz a uma mobilização e preparo para melhor enfrentar esses momentos. Torna-se patológica quando muito intensa ou desproporcional ao estímulo que originou ou quando surge sem que haja um motivo para isso. Este tipo de ansiedade leva ao desenvolvimento de doenças, como é o caso do pânico, das fobias, ansiedade associada à depressão, etc.

Causas da doença:

A ansiedade patológica existe em diversas condições. Ela costuma estar presente em condições estressantes variadas como doenças médicas, na vigência de uso de medicamentos ou drogas, na abstinência de depressores do SNC (álcool, por exemplo), ou mesmo primariamente nos chamados "transtornos ansiosos".

Sintomas e Sinais:

Os sintomas podem ser:

Autonômicos: taquicardia, taquipnéia, sensação de falta de ar, boca seca, náusea, micção frequente, dificuldade para engolir, mal-estar abdominal, ondas de calor, etc.
Hiperventilação: paresetesias, tontura, vertigem, dor ou pressão no peito, desrealização e despersonalização.
Tensão muscular: sensação de tensão, dificuldade para relaxar, tremores, dores diversas e inespecíficas, contraturas.
Comportamento: inquietação, esquiva, reage assustado a pequenos estímulos, insônia e irritação.
Psíquicos: tensão, nervosismo, apreensão, sensação de que algo horrível vai acontecer, mal-estar indefinido, insegurança e dificuldade de concentração.

Quem sofre da doença:

Os resultados do estudo chamado ECA (Epidemiological Catchment Area) indicam uma prevalência de 14,6% de transtornos ansiosos na população geral, o que se permite concluir que são muito frequentes.

Tratamento:

Geralmente a pessoa procura um clínico geral ou o médico de confiança ao perceber que os sintomas ou os estados de ansiedade persistem. O tratamento baseia-se principalmente no aconselhamento médico e no uso de tranquilizantes, que devem ser recomendados com a menor dose possível e por um tempo determinado, para evitar o risco de desenvolvimento de dependência.

Caso o paciente seja encaminhado a um psiquiatra, este poderá avaliar a necessidade de psicoterapia que pode constituir um tratamento mais curto ou mais prolongado, de acordo com as características de cada paciente.

O paciente também poderá contribuir com o sucesso do tratamento, realizando atividades físicas e evitando os momentos de solidão, bem como o uso de cigarro e café.

Fonte: Novartis


Sem comentários: