segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Comer-compulsivo

Um dos transtornos alimentares, que se assemelha à bulimia, pois caracteriza-se por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, no entanto, difere da bulimia, pois as pessoas afetadas não produzem a eliminação forçada dos alimentos ingeridos (tomar laxantes e/ou provocar vômitos).
Pessoas com esse transtorno sentem que perdem o controle quando comem. Ingerem grandes quantidades de alimentos e não param enquanto não se sentem "empanturradas".

Geralmente apresentam dificuldades em emagrecer ou manter o peso. Quase todas as pessoas com esse transtorno são obesas e apresentam história de variação de peso. São propensas a vários problemas médicos graves associados à obesidade, como o aumento do colesterol, hipertensão arterial e diabetes.

É um transtorno mais frenquente em mulheres.

Indivíduos obesos têm maior risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer (estômago/intestino). Outro fator comum, são essas pessoas sofrem de depressão.

Sintomas

4 Comer em segredo
4 Depressão
4 Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos
4 Abuso de drogas e álcool

Personalidade

4 Baixa auto-estima
4 Sentimentos de desesperança
4 Medo de se tornarem gordas
4 Serve como uma forma de lidar com o estresse e a ansiedade
4 Pessoas muito preocupadas com a aparência física podem aumentar a incidência de transtornos alimentares.
4 Não criticar muito as pessoas da família em relação ao corpo e peso.

Tratamento

O êxito é maior quando diagnosticados precocemente.

Precisa de um plano de tratamento abrangente, em geral, um clínico, nutricionista ou um terapêuta, para lhe dar apoio emocional constante, enquanto o paciente começa a entender a doença de uma forma de terapia que ensine os pacientes a modificar pensamentos e comportamentos anormais, que em geral, são mais produtivas.

Sem comentários: