quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Doces: prazer ou pecado?


O que fazer quando “pintar” aquele desejo incontrolável de comer um docinho?


Quando alguém inicia uma dieta ou quer apenas comer de forma saudável para manutenção de peso, enfrenta uma das principais dificuldades em atingir seu objetivo, que é diminuir o consumo de doces.

Os doces contêm açúcar (sacarose), que é um tipo de carboidrato simples. Se o açúcar for consumido em excesso poderá provocar problemas à saúde, como o aumento de peso, aumento do colesterol sanguíneo, dores abdominais, diarréias, etc.



A sacarose é uma substância de absorção rápida, que chega depressa na corrente sanguínea, por isso sentimos aquela sensação de saciedade momentânea. E muitas vezes o desejo de comer um doce é saciado apenas com o chocolate. Você sabe porquê?

“Não é preciso se privar de comer um docinho de vez em quando, basta saber a quantidade e freqüência ideais para o seu consumo”

Isso ocorre porque o chocolate contém substâncias que elevam os níveis de serotonina no organismo, um neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar. Além disso, o chocolate é um estimulante, devido à presença de cafeína em sua composição.

Por este motivo é que muitas pessoas acabam viciando neste alimento e não conseguem ficar um dia sequer sem comer um pedacinho de chocolate. Ok, os benefícios e o bem-estar que o chocolate proporciona nós já sabemos, agora o importante é controlar a vontade e comer na quantidade certa, nos dias certos.

Não é preciso se privar de comer um docinho de vez em quando, basta saber a quantidade e freqüência ideais para o seu consumo. Por exemplo, se você estiver com o peso adequado, não há problema nenhum em comer um docinho todos os dias, contanto que não haja exageros na quantidade. Ex.: 1 bombom, 1 pedaço pequeno de bolo, 1 barrinha de chocolate (30g), etc.

Mas se você está lutando para eliminar uns quilinhos, evite o consumo diário, consuma apenas 1 ou 2 vezes por semana e respeite a quantidade adequada. Tanto para quem está no peso adequado quanto para quem quer eliminar peso, deve haver a preferência por frutas, gelatinas, salada de frutas, barra de cereais e picolé de frutas ao invés de doces que contém mais açúcar.

Veja a tabela , contendo as calorias dos doces mais comuns.

Doce Quantidade Calorias
Bolo de chocolate c/ cobertura e recheio 1 fatia média (100g) 460 kcal
Torta de limão 1 fatia média (85g) 336 kcal
Pudim 1 fatia média (130g) 236 kcal
Queijadinha 1 unidade média (35g) 205 kcal
Bolo simples 1 fatia média (60g) 175 kcal
Chocolate branco 1 barra (30g) 170 kcal
Goiabada 1 fatia média (60g) 163 kcal
Chocolate crocante 1 barra (30g) 160 kcal
Chocolate ao leite 1 barra (30g) 160 kcal
Chocolate meio amargo 1 barra (30g) 150 kcal
Mousse de maracujá 1 potinho (50g) 142 kcal
Paçoca 1 unidade (30g) 115 kcal
Quindim 1 unidade média (35g)
112 kcal
Doce de leite 1 barra (35g) 102 kcal
Sorvete de fruta 1 bola (40g)
85 kcal
Brigadeiro 1 unidade (15g) 60 kcal
Picolé de frutas 1 unidade 60 kcal
Salada de frutas 1 pote (50g) 49 kcal
Doce de abóbora com côco 1 colher de sopa (20g) 42 kcal

Depois de saber as calorias de alguns doces, opte por consumir os que possuem menos calorias e consuma pouca quantidade, ok?

Sem comentários: