segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Atividades para quem está muito acima do peso

Grande parte dos indivíduos obesos se encontra na faixa etária produtiva, porém apresentam um estilo de vida tipicamente sedentário

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje, os principais fatores predisponentes para a obesidade.

Quando os indivíduos passam a se preocupar com o excesso de peso, por diversas razões - dores lombares, dificuldade de locomoção, estética - buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, trazendo perdas hídricas e eletrolíticas, redução de massa magra e nos níveis de força, além de queda de imunidade,



irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas.

“Caminhadas, hidroginástica, bicicleta, natação
e dança são as atividades mais recomendadas ”

Com os exercícios regulares você acelera o seu metabolismo e facilita o emagrecimento saudável, além de prevenir doenças e manter uma boa saúde.


Em vista disso, a obesidade tem sido apontada como um problema de saúde pública. O peso corporal apresenta um sistema de dois componentes:

- Massa corporal magra (isenta de gordura) formada pelos tecidos musculares e esqueléticos, pele, órgãos e tecidos;
- Gordura corporal.

O aumento de massa corporal magra pode representar a elevação no peso corporal total sem que haja aumento nos níveis de gordura corporal. Por outro lado, o excesso de peso corporal pode ocorrer pela elevação nos depósitos de gordura, com ou sem o aumento na massa corporal magra, o que caracteriza um ganho de peso que pode levar à obesidade.

Para o tratamento da obesidade, é indicada uma dieta balanceada e hipocalórica além do aumento na atividade física, sempre sendo orientado por um nutricionista e preparador físico. Assim, é preciso mudar o estilo de vida para conseguir bons resultados.

Muitas pessoas que estão muito acima do peso se preocupam com
as atividades que seriam mais indicadas e adequadas.

Exercícios ideais

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos de média ou longa duração e que envolvem grandes grupos musculares, pois apresentam um gasto calórico significativo. As atividades mais recomendadas são caminhadas, hidroginástica, bicicleta, natação e dança.

Mas se o seu condicionamento não é dos melhores, o ideal seria mesmo começar com caminhadas e hidroginástica fazendo cada uma destas atividades pelo menos 2x por semana somando 4x por semana de exercícios.

Os alongamentos também são essenciais. Você deverá fazer uma dieta balanceada regularmente e mudar o treino com os exercícios e a dieta a cada 2 meses para dar novos estímulos ao seu corpo, pois este se acostuma a tudo.

O treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regulação do apetite, melhoria da imagem e expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

Aumentar a massa magra também é muito importante, pois isto também acelera o seu metabolismo. Por isso a musculação é indicada e pode ajudar muito a mudar os seus componentes corporais. Depois de 6 meses de caminhadas e hidroginástica você poderá incluir a musculação aos seus treinos (a princípio com treino para iniciantes e depois mudando a intensidade dos exercícios também a cada 2 meses).

Sem comentários: