segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Envelhecer com saúde e disposição: isso depende muito de você!





Não adianta disfarçar: uma ruga aqui, uma dorzinha ali, a indisposição confundida com a preguiça de fazer algumas atividades que nunca foram problema anteriormente... É a idade que está avançando. E, apesar de não pararmos para pensar nisso, o processo de envelhecimento já se inicia em torno dos 20 anos.

O desejo de ser saudável e atraente, no entanto, é o mesmo aos 20 ou aos 60 anos, não é mesmo? Portanto, não adianta reagir ao envelhecimento com atitudes extremistas: “matar-se” de tanto fazer exercícios, passar horas do dia com tratamentos estéticos ou simplesmente resignar-se e não fazer nada. Se você souber o que esperar de seu corpo com o passar dos anos poderá responder ao envelhecimento de uma forma equilibrada. Veja algumas das principais mudanças que ocorrem em nosso corpo com o tempo e como combatê-las:

Artrite

A maioria das pessoas acima dos 40 anos apresenta algum tipo de osteoartrite, que pode ter sido causada por dano ou sobreuso de uma articulação.

Conseqüências:
A dor durante a execução de determinados movimentos pode gerar inatividade e agravar ainda mais o quadro.

O que fazer:
Exercícios orientados por um profissional de fisioterapia ou educação física. A hidroginástica e a hidroterapia podem ser boas opções, desde que praticadas em água aquecida. Evitar o excesso de peso corporal e fortalecer os músculos envolvidos também ajudam.

Perda de Massa Muscular

A partir dos 20 anos, a cada década de vida perdemos em torno de 5% da massa muscular corporal.

Conseqüências:
Metabolismo mais lento, provocando modificações de composição corporal e acúmulo de gordura; falta de força e resistência muscular, que podem trazer má postura e dificuldades na execução das tarefas diárias; fadiga precoce e diminuição da mobilidade das articulações.

O que fazer:
Exercícios de força e resistência muscular, que evitarão essas conseqüências ou farão com que sejam atenuadas.

Osteoporose

É um processo de diminuição da densidade dos ossos. Atinge pessoas de ambos os sexos, mas os alvos preferidos são as mulheres que estão na menopausa.

Conseqüências:
Os ossos tornam-se mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

O que fazer:
Os exercícios ajudam a combater este problema, pois aumentam a absorção de cálcio pelos ossos. Para de fumar, ingerir alimentos ricos em cálcio e fazer exames periódicos para medir a densidade óssea são também ações recomendadas.

Não faça da idade uma desculpa e sim um motivo a mais para exercitar-se regularmente!

Sem comentários: