segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Descubra como ter uma boa noite de sono


Dormir é necessidade fisiológica de todo ser humano, mas para alguns é difícil ter uma boa noite de sono. Apnéia do sono, ronco e insônia são algumas das causas de noites mal dormidas.


A qualidade do sono interfere muito na vida diária das pessoas, dormir mal reflete em cansaço, mal humor, dores de cabeça, dificuldade de concentração e outros sintomas desgastantes no dia seguinte.

O sono é o momento de descanso do corpo e da mente, fundamental para suas funções biológicas. Muitos necessitam de muitas horas, para outros, poucas horas são suficientes, porém, ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas.

Conheça um pouco mais sobre a insônia e apnéia de sono e veja



também como a alimentação pode influenciar no sono.

Insônia

A insônia pode ser resultado da ansiedade, depressão, estresse ou pode acontecer em decorrência de alguma doença. Pode se manifestar de três formas: a demora para iniciar o sono, o acordar durante a noite e o despertar muito cedo. Pode ocorrer de forma transitória, num período de preocupação e estresse ou pode persistir por mais de três semanas, quando denomina-se crônica.

Para combater este distúrbio é importante diagnosticar sua causa e fazer o tratamento correto, mas alguns hábitos diários e dicas de alimentação podem colaborar com essa situação.

Apnéia do sono

A apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, os principais sintomas são o ronco e a sonolência excessiva durante o dia. É preciso ir em busca de tratamento, pois a apnéia pode afetar vários órgãos do corpo, principalmente o coração, dessa forma o individuo corre o risco de desenvolver arritmias, hipertensão, infarto, etc.

“Ter uma noite de sono tranqüila é algo imprescindível para o bem-estar das pessoas”

O ronco é a tradução sonora que indica a diminuição ou estreitamento da via aérea durante a passagem do ar. Se for um processo de estreitamento severo resulta na apnéia.


Os portadores de distúrbio respiratório do sono respiram pela boca, como não é possível respirar e mastigar ao mesmo tempo, eles passam a comer rapidamente. Essas pessoas não conseguem comer devagar.

Algumas dicas gerais para um sono tranqüilo:

Beber aquela xícara de leite morno com mel antes de dormir é uma boa pedida, pois o leite contém triptofano, que é um aminoácido essencial, ele age como um indutor natural do sono, por aumentar a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. O mel também é proposital, por ser um carboidrato, facilita a entrada do triptofano no cérebro.

Evite o consumo de alimentos gordurosos, frituras em geral, antes de dormir, pois pode provocar azia e má digestão e dessa forma causar aquela inquietação durante o sono.

Bebidas estimulantes como chá preto, chá mate, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois possui em sua composição xantina e cafeína que estimulam o sistema nervoso central.

Muito cuidado na quantidade dos alimentos ingeridos na última refeição, principalmente se for realizada poucas horas antes de dormir, para que você não sinta aquela sensação de empachamento.

Beba chá de ervas descafeínados.

Outras dicas como tomar banho quente antes de dormir, usar roupas leves, confortáveis, ler um livro, ouvir uma música para relaxar, também são boas sugestões para que você tenha uma boa noite de sono.

Sem comentários: