sexta-feira, 12 de outubro de 2007

"Rir é o melhor remédio"

Como a terapia do riso pode afetar seu sistema imunológico

Se o jargão "rir é o melhor remédio" sempre esteve em alta, nunca houveram tantas pesquisas científicas que comprovassem a teoria. Já é comprovado que, no aspecto fisiológico, o riso afeta a grande maioria dos sistemas do organismo.

Se você anda cabisbaixo, e sem motivos para sorrir, tente fazer uma forcinha, porque só pra você ter uma vaga idéia, o riso inicialmente aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial. Logo depois a vasodilatação das artérias, promovendo uma queda da pressão benéfica aos hipertensos.

Com relação ao sistema respiratório, também existem melhorias: em comparações e testes feitos por profissionais, constatou-se que o riso aumenta a quantidade de oxigênio captada pelos pulmões e facilita a saída de gás carbônico. Quer mais?
Quando rimos, os órgãos do abdômen se contraem e movimentam-se mais; há um aumento do fluxo sanguíneo e melhora no sistema imunológico.

Muitos acreditam ser visível a melhora em doentes, já que o riso libera a produção de endorfinas, mas para os "céticos de plantão", aí vai um dado importante: Estudos comprovam que a terapia do riso reduz o período de recuperação de um paciente, promove bem estar e alivia a dor!

Por isso é que os Doutores da Alegria parecem se multiplicar a cada ano, trazendo mais e mais adeptos para a causa. O Filme, que acaba de chegar nas locadoras, dirigido por Mara Mourão, conta a rotina dos hospitais que recebem visitas do grupo Doutores da Alegria, formado por atores que se vestem de palhaços para alegrar as crianças internadas. Os ambientes passam por transformações visíveis com a simples presença dos palhaços, proporcionando cenas engraçadas ao mesmo tempo que traz depoimentos emocionantes.

Se você andava tristonho por aí, olhe ao seu redor, procure alguns motivos para sorrir e passe a colorir sua vida com essa senssção de bem estar que vai te fazer flutuar.

Sem comentários: