quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Terapia com a água


"Que nenhuma gota de água que cai na terra chegue ao mar, sem antes ter servido aos seres humanos”
Parakrama Bahu I, rei do Sri Lanka - Séc. XII a.C.

A água é um dos principais elementos da natureza humana e da natureza da própria Terra. O uso da água como meio de cura data de muitos séculos, embora o seu uso original não coincida exatamente com a nossa percepção atual.

Durante toda a história foram designados vários nomes para se denotar o conceito do uso da água com finalidade de cura e reabilitação. Tais como: hidroterapia, hidroginástica, terapia pela água, terapêutica pela água, exercícios na água, etc.

Na saúde, temos uma grande vantagem ao utilizar este elemento já que a terapia pela água não é dolorida, e centenas de problemas de saúde são tratados imediatamente, naturalmente, com ótimo custo-benefício.


A terapia pela água pode deter um resfriado antes mesmo que ele comece ajudar a superar uma irritação na garganta, gerar energia, aliviar a dor, vencer o nervosismo, auxiliar a conciliar o sono, reativar o cérebro, restabelecer a saúde interna e até mesmo fazer com que nos sintamos mais ativos sexualmente. Ela pode restaurar tonificar o corpo e promover a saúde.

Na saúde e no bem estar utilizamos algumas técnicas com água como instrumento principal, apresentam efeitos diversos, colocaremos algumas a título de exemplo:

Ducha Quente :
O efeito é calmante. Alivia dores além de produzir bom resultado contra a insônia. A temperatura ideal para uma ducha ou “chuveirada” é de aproximadamente 42º C, com duração de 5 minutos no mínimo.

Ducha fria:
Seu efeito é tonificante. A ducha é utilizada contra cansaço, pressão baixa, sonolência, útil no tratamento de doenças circulatórias em geral e de muitas doenças crônicas. Produz de imediato uma forte contração dos vasos sanguíneos que determina uma dilatação posterior. Essa dilatação é responsável pela sensação de aquecimento após um banho muito frio e, por isso mesmo, os banhos frios são usados nas regiões muito geladas. Esse fenômeno transfere o calor retido dentro do organismo para a periferia.

Banhos terapêuticos:
Quando o corpo é mergulhado na água, todos os órgãos ficam numa posição confortável e a flutuação permite que os órgãos descansem comodamente, remetendo-nos a sensação de aconchego do útero materno.

Banho de imersão:
Banhos feitos em banheira que podem ser:
Frio: Máximo dois minutos, indicado para baixar febres, acalmar sistema nervoso e ativar a circulação.
Quente: Duração de vinte minutos indicado para combater doenças artríticas e reumáticas.

Pedilúvio ou Banho dos pés:

O tempo ideal é de 10 a 15 minutos diário em temperatura que varia entre 30 a 38º.C, enxugando-se e cobrindo em seguida os pés. É um grande recurso contra a insônia e o cansaço físico, sendo útil para problemas circulatórios nas pernas como as varizes.
A pessoa geralmente está envolta numa manta, sentada, tendo os pés mergulhados numa bacia de água bem quente. A temperatura deve ser inicialmente a mesma do corpo do paciente no momento do tratamento e será elevada lentamente ao longo de dez minutos Mantendo a temperatura o mais alta possível durante meia hora. Logo após, a pessoa deve enxugar os pés e deitar-se. É muito eficaz em resfriados, gripes, amidalites, crises reumáticas dos pés e das pernas, cãibras dos membros inferiores, má circulação arterial das pernas, insônia, cólicas menstruais e torcicolos.

Saunas
Secas ou úmidas, as saunas combatem e previnem muitas moléstias, mantendo a saúde em equilíbrio. O mecanismo de ação desses recursos consiste no fato de que o calor elevado dilata os poros, produz suor intenso e contínuo; com isso, as toxinas, assim como quaisquer substâncias perigosas, tais como excesso de sais, são expelidas, criando-se, desse modo, melhores condições de funcionamento biológico. O banho frio após as saunas estabelece o processo de dilatação e contração sucessiva dos vasos. O organismo tem melhores condições de se curar e se tornar mais resistente às doenças.

Ofurô

Banhar-se em águas mornas com o calor e aconchego que nos remete a maioria das vezes ao momento anterior a nosso nascimento: o útero. Onde experimentávamos sem dúvida uma sensação de plenitude e harmonia. Essa é a filosofia do ofurô. Esse ritual milenar japonês conquistou o ocidente e se adaptou a nossa cultura e aos nossos hábitos.
As pessoas se renderam ao prazer e aos efeitos terapêuticos dos banhos do ofurô. Chegar em casa e relaxar numa “tina” é um desejo cada vez mais comum.

Compressas
Geralmente feitas com panos dobrados (de algodão, flanela, linho, gaze, etc.) embebidos em água quente ou fria, com ou sem essência de ervas. São muito utilizados em lesões circulatórias, traumáticas e no alívio da dor.

Hidroterapia para gestantes

Após três meses de gestação a mulher já pode iniciar o tratamento sempre sendo orientada pelo seu médico. É uma atividade prazerosa e de baixo impacto que melhora a saúde.
Gestante com boas condições físicas tem menor chance de passar por dificuldades durante o trabalho de parto, sendo o pós-parto muito mais confortável com rápida recuperação.
Estudos afirmam que mulheres que se exercitaram durante a gravidez os filhos nasceram mais inteligentes, pois mais nutrientes e oxigenação chegaram até o feto. Permite que a mulher realize exercícios aeróbios de uma forma segura, sem quedas e impactos, fortalecendo os músculos utilizados no parto e para uma boa postura sem sobrecarregá-la (a musculatura).

Hidroterapia em piscina

Qualquer disfunção músculo-esquelético pode se beneficiar com a hidroterapia, e até mesmo pacientes com limitações ou restrições de sustentação de peso. Os exercícios podem ser realizados em toda a amplitude de movimento, em vários direções e sentidos, já que a água é tridimensional.
A flutuação auxilia movimentos que normalmente encontram resistência da gravidade, facilitando realização de exercícios geralmente dolorosos em terra.
A possibilidade da realização de exercícios repetitivos, exercícios impossíveis de serem executados em solo, em conjunto com a liberdade de movimento e a temperatura da água aumentam a mobilidade articular, o controle muscular e a resistência, aliviando dores e acelerando o processo de cura.


WATSU® Zen Shiatsu Aquático
É um processo terapêutico corporal que ocorre em água aquecida com técnicas específicas de movimentos, alongamentos, manobras e toques, desbloqueia pontos de tensões físicas e energéticas promovendo o relaxamento.

Sem comentários: