quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Bebidas alcoólicas: vantagens e desvantagens


No inverno, ninguém resiste a uma taça de vinho, um licor, bebidas que esquentam e são saborosas, mas que fazem uma boa diferença quando se trata de emagrecimento.


As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente as calorias. Para se ter idéia, 1 grama de álcool fornece 7 kcal. Por isso, em programas de emagrecimento as bebidas alcoólicas são eliminadas, visto que estão no lugar de alimentos e bebidas realmente importantes. Comidas que nos fornecem os nutrientes necessários ao organismo, principalmente no processo de emagrecimento.
Para eliminar peso, é preciso ingerir menos calorias e, portanto, consumir menos alimentos. Para que não haja nenhum desequilíbrio ou deficiência nutricional, o ideal é optar por alimentos saudáveis,



deixando as bebidas alcoólicas para serem tomadas de forma bem esporádica.

“O excesso na ingestão de álcool pode causar oclusão vascular, arritmias, cirrose hepática, câncer gástrico ou intestinal e síndrome alcoólica fetal em mulheres grávidas.”

Hoje em dia, já se sabe que existem bebidas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Considerado alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela função de prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante. Essa substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos fatores de desenvolvimento dessas doenças.


O suco de uva apresenta as mesmas características do vinho tinto e, segundo pesquisas, os flavonóides do suco de uva permanecem mais tempo no organismo do que a mesma substância presente no vinho tinto. Mas, este último, por sua vez, apresenta uma vantagem sobre o suco de uva: ele aumenta o colesterol bom (HDL-colesterol) e por isso contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. O recomendado é uma taça de vinho tinto por dia, com exceção às pessoas que apresentam patologias onde a bebida alcoólica é proibida.

Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias, se comparados com as demais e em relação à quantidade e teor alcoólico. Bebidas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e, dessa forma, apresentam mais calorias.

Com isso, sabemos que o ideal é ter moderação em relação às bebidas, mesmo com as que possuem efeitos benéficos comprovados e mesmo com as que possuem menos calorias. Como tudo na vida, para ter uma vida saudável e emagrecer, é importante ter moderação.


Veja as calorias de algumas bebidas alcoólicas.
Valor calórico de algumas bebidas alcoólicas

Bebidas Medida e peso Energia (Kcal)
Cerveja Brahma chopp
1 copo grande - 300 ml 129
Cerveja Brahma chopp light 1 copo grande - 300 ml 81
Cerveja Caracu 1 copo grande - 300 ml 186
Cerveja Malzbier Brahma
1 copo grande - 300 ml 168
Champagne 1 taça - 120 ml 85
Conhaque 1 dose - 30 ml 75
Licor 1 cálice - 30 ml 103
Pinga 1 copo americano - 175 ml 402
Vinho branco seco 1 taça - 150 ml 99
Vinho tinto 1 taça - 150 ml 108
Whisky 1 dose (50 mL) 125

Algumas bebidas alcoólicas e suas características

Não importam suas preferências, tipos de bebidas não faltam para agradar a todos os paladares, dos mais comuns, aos mais refinados. Para que as bebidas alcoólicas tenham sabor característico, ocorrem diferenças no processamento e na matéria prima (frutas e cereais utilizados), confira abaixo algumas delas:

Nome da bebida e país de origem Matéria Prima Processo de produção
Conhaque - França
Uva Destilado uma só vez, com cuidados. Leva anos para maturar em barris de carvalho.
Gim - Inglaterra Cevada Passa por destilação múltipla, com acréscimo de aromatizantes.
Whisky - Escócia Cevada, malte de cevada
Grão umedecido do cereal é germinado e seco na fumaça quente, que faz a torrefação. Maturação deve durar 5 anos.
Whisky - Irlanda
Malte de cevada com centeio, cevada e milho Grão umedecido é seco ao ar livre. A maturação também deve ser feita por cerca de 5 anos.
Saquê - Japão Arroz Passa por forte aquecimento a vapor antes da destilação.
Rum - América Latina Cana de açúcar (caule e polpa), melaço ou caldo de cana.
Matérias primas diferentes na fabricação, garantem variedades de aroma, teor alcoólico e qualidade.
Vinho - Ásia ocidental (há divergências sobre a origem da bebida) Uva É fermentado por leveduras, que transformam o açúcar do suco de uva em álcool, gás carbônico e energia, produzindo a bebida. Quanto mais doce for a uva, maior será o teor alcoólico do vinho.
Vodca - Rússia Centeio, trigo e outros cereais São necessários processos de fermentação, destilação e purificação.

Sem comentários: