terça-feira, 16 de outubro de 2007

A favor de uma boa digestão

O sistema digestório, também conhecido como sistema digestivo é o conjunto de órgãos responsáveis pela transformação dos alimentos em nutrientes


Esse sistema está completamente relacionado com o ato de comer, de triturar, digerir e absorver nutrientes e excretar o que não for necessário ao corpo. Descubra como nosso corpo faz essa tarefa tão bem e veja dicas de como ter uma boa digestão.

Boca

É pela boca que entra o alimento e por ela que começa o processo de digestão dos alimentos. Os dentes inicialmente trituram os alimentos, que se misturam com a saliva, formando o processo de mastigação, que colabora com a ação de algumas enzimas para



iniciar a digestão.

Faringe e Esôfago

A faringe auxilia na deglutição (ato de engolir o alimento). É um canal por onde passa o alimento que se dirige até o esôfago e também o ar que se dirige à laringe. O esôfago leva o alimento até o estômago, por meio de movimentos chamados peristálticos.

Estômago

Localizado na parte superior do abdome, abaixo do diafragma e do fígado. Neste órgão a digestão ocorre de forma mais intensa. No estômago o bolo alimentar fica por um certo tempo, cerca de quatro horas ou um pouco mais. O estômago produz o suco gástrico, que contém ácido clorídrico, muco, enzimas e sais, que atuam no alimento “quebrando-o” em pequenas substâncias.

Intestino

O intestino delgado se divide em duodeno, jejuno e íleo. A digestão ocorre no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar.

“Mastigar várias vezes o alimento é fundamental para “quebrar” o alimento em vários pedacinhos e iniciar a digestão”

Os nutrientes são absorvidos pelos vasos sanguíneos do intestino e passam para o fígado para serem distribuídos pelo resto do organismo.


No intestino grosso ocorre absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. As fibras não são digeridas nem absorvidas e dessa forma contribuem com a massa fecal. Como retêm água, sua presença torna as fezes macias e fáceis de serem eliminadas.

Pâncreas e fígado

O pâncreas é responsável pela excreção de várias substâncias importantes para a digestão, além disso produz a insulina. Entre muitas outras funções, o fígado produz a bile.

Dicas para uma boa digestão

- Tenha uma boa mastigação. Mastigar várias vezes o alimento é fundamental para “quebrar” o alimento em vários pedacinhos e iniciar a digestão. Além disso, uma boa mastigação está ligada também a uma maior saciedade.

- Evite ingerir líquidos durante as refeições. Beba no máximo 1 copo. O excesso de líquidos prejudica a digestão.

- Evite deitar após as refeições. A posição inclinada pode favorecer a azia e indigestão.

- Beba bastante água durante todo o dia. A água é o meio de transporte dos alimentos no corpo e das substâncias através do sangue.

- Consuma diariamente alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas (feijão, soja, ervilha ou lentilha). As fibras favorecem a digestão e excreção de substâncias indesejáveis.

Sem comentários: