quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Água que te quero Água


60%. Essa é a quantidade média de água presente no organismo humano. Dependendo de características pessoais esse valor pode variar. Em mulheres, a porcentagem de água é menor em relação aos homens já que elas, inevitavelmente, tendem a distribuir mais gordura pelo corpo.


Assim, a composição corporal - quantidade de gordura e músculos das pessoas - está diretamente relacionada com a quantidade de água. Nos músculos, ela contribui
com a 75% do peso, já na gordura, esse valor é de 50%.

Para que tanta água?
A água é veículo de transporte de nutrientes para as células, de eliminação de substâncias que ele não irá utilizar, é responsável pela sua estabilidade térmica, ela reduz o atrito das articulações.

A lista das funções da água no organismo é longa. Esses são apenas alguns exemplos. Mas já deu para perceber a sua


importância. Por isso, ingerir água para manter uma boa hidratação é fundamental.

A palavra de ordem é HIDRATAÇÃO!
A quantidade de água do organismo deve ser mantida constante. Isso quer dizer que, o que é eliminado através do suor, respiração (sim, o pulmão elimina água), urina e fezes deve ser reposto.

Através do metabolismo (reações onde ocorrem fabricação ou quebra de substâncias), a água é formada. Além desse meio de fornecimento de água, há outras duas em que a alimentação é fundamental. Ingestão de líquidos e de alimentos é a principal fonte de água para o organismo.

Beba água, muita água
A quantidade de ingestão de água diária normalmente orientada é de 1,5 litro ou 8 copos. Entretanto, essa não é uma quantidade fixa. Temperatura e exercícios são fatores que fazem variar essa orientação.

Dias quentes e aumento da atividade física são um convite para a desidratação. Com os termômetros acima dos 30 graus, a transpiração aumenta. E como aumenta. Então, ingerir água durante todo o dia é fundamental.

Verão combina com academia. Se não a academia, um longa caminhada no parque ou na praia. Os mais ousados partem para a corrida. Mas, para que possa ter um bom rendimento e não sentir o cansaço nas primeiras passadas; água durante, antes e após a prática do exercício fará com que evite tonturas, dor de cabeça e cãibras.

Alimentos de dar água até na boca
Os alimentos, além de serem fontes de nutrientes (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais mineras), apresentam, em sua composição, água.

Quanto maior a quantidade de água que um alimento contém, menor o seu valor calórico.

Frutas, verduras e legumes são os alimentos que mais apresentam água.

No melão, 93% é somente água. A melancia, morango, limão, mamão, carambola são outras frutas que apresentam quantidade de líquido igual ou superior a 90%.

Nas verduras acelga, alface, almeirão, chicória e espinafre a quantidade de água também bate o 90%. Entre os legumes, os campeões em água são abobrinha, berinjela, champignon, pepino e tomate.

Nos dias quentes, as refeições devem ser repletas de verduras, legumes e frutas. Variar os alimentos e escolher os mais coloridos, como cenoura, alface, tomate é um estímulo para matar a fome. E não esqueça de beber água, durante todo o dia.

Sem comentários: